quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Perímetro Irrigado Várzea do Flores utilizará novo sistema de irrigação



Um novo sistema de captação e distribuição de água será utilizado no Perímetro Irrigado Várzea do Flores, localizado nos municípios de Joselândia e Santo Antônio dos Lopes. A intenção é diminuir os custos da energia elétrica e aumentar a produção de banana cultivada na área, além de diversificar a produção com o plantio de outras culturas a serem definidas após pesquisa de mercado.

O novo modelo de bombeamento para a captação e a distribuição da água no perímetro será feito pelo sistema de gravidade, o que significa que o custo de energia será resumido apenas ao bombeamento da caixa d’água para os lotes. Somente duas áreas serão priorizadas neste primeiro momento, uma com 23 lotes e a outra com 24 lotes.

De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação do Flores, Reginaldo Alves de Melo, a nova estratégia vai possibilitar o aumento da produção agrícola. “Com esse novo modelo poderemos criar perspectivas de produção e garantir sustentabilidade para nossas famílias”, disse.

Técnicos do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) vão fazer o levantamento de custo do novo modelo. A equipe vai contar com engenheiros agrônomo e elétrico, topógrafo e o coordenador do DNOCS no Maranhão, Antônio Soares de Oliveira.

O chefe do Departamento de Irrigação da Sagrima, Laniel Barros, explicou que será feito um diagnóstico geral da situação do projeto. O resultado será apresentado ao secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro que vai definir o que é de responsabilidade do Estado e do DNOCS. Os diagnósticos serão realizados em todos os três perímetros existentes no Maranhão.

De acordo com o coordenador Antônio Soares, com a permanência de um escritório de representação no estado, o DNOCS vai aprimorar as atividades nos perímetros irrigados do Maranhão. O escritório do órgão está funcionando na sede da Sagrima. Têm como propósito prestar apoio técnico e administrativo aos três perímetros irrigados: Salangô, localizado em São Mateus; Várzea do Flores, nos municípios de Joselândia e Santo Antônio dos Lopes; e nos Tabuleiros de São Bernardo, que fica na região de Araioses e Magalhães de Almeida.

Para o secretário Afonso Ribeiro, o funcionamento do Perímetro irá viabilizar a produção e comercialização daquela localidade. A Secretaria vem estudando uma maneira de incentivar a comercialização dessa produção. “Estamos articulando com os dirigentes da Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros do Maranhão (Cohortifrut) para viabilizar um espaço na antiga Ceasa, onde os produtores de Joselândia possam escoar a sua produção, sem intermediários. Isso irá ajudar bastante no desenvolvimento sustentável do nosso estado e dará um novo significado para a agricultura familiar”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário