quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Prorrogada exposição sobre cotidiano do Centro Histórico



Até o dia 15 de outubro, na Superintendência do Patrimônio Cultural (SPC), órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), fotografias de hábitos de moradores de áreas de tombamento estadual, que compõem o Centro Histórico da capital, serão apresentados na exposição Pessoas e Patrimônios.

O Projeto é uma parceria da Superintendência com o Clube de Fotografia Poesia do Olhar. As visitas podem ser feitas de 9h às 18h, no Salão das Embarcações. A SPC fica na Rua da Estrela, n° 562, Praia Grande.

As fotografias fazem um registro do cotidiano de moradores de quatro áreas do Centro Histórico, as das igrejas de Santo Antônio, São Pantaleão e dos Remédios e a Casa das Minas, escolhidas por possuírem uma alta concentração de residências. "A idéia é mostrar a relação que os moradores estabelecem com esses espaços, as especificidades e generalidades de morar em regiões tombadas pelo Estado. Revelamos que há vida nesses locais", diz a fotógrafa da Superintendência do Patrimônio Cultural, Maria Thereza Soares, uma das responsáveis pelo Projeto.

"Ao contrário do que imaginam muitas pessoas, para os quais essas áreas estão abandonadas, lá a rotina dos moradores é intensa", conta outra responsável pela Exposição, a arquiteta Francilene Castro Bezerra, que revela, ainda, que para cada uma dessas áreas foi montada uma equipe de fotógrafos profissionais e amadores que fazem parte do Fotoclube,

Do montante de fotos foram selecionadas 32 para compor a exposição. "Esse trabalho ficou sob a responsabilidade de Débora Santalúcia, diretora de Fotografia do Clube de Fotografia", acrescenta Maria Thereza Soares. Segundo a fotógrafa, no final do período de exposição serão escolhidos os melhores trabalhos. "Ainda não está decidido como será a escolha", diz Maria Thereza Soares.

Fotoclube

O Clube de Fotografia Poesia do Olhar foi criado em dezembro do ano passado. Reúne um grupo de fotógrafos profissionais e amadores, entre os quais Edgar Rocha e Pedro Araújo. Atualmente, as reuniões do grupo são realizadas na Superintendência do Patrimônio Cultural. "Eles costumam realizar palestras, para as quais trazem nomes importantes da fotografia", revela Maria Thereza. A última reunião realizada no dia 09 de setembro contou com a palestra do fotógrafo Márcio Vasconcelos. Segundo a fotógrafa, outros projetos ainda deverão ser realizados com a parceria do Fotoclube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário