sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sagrima realiza oficina de nivelamento de técnicos

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio da Superintendência de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural, realiza até esta sexta-feira (17), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), em São Luís, uma oficina de nivelamento de técnicos do sistema de agricultura do Maranhão e de representantes de entidades públicas e entidades civis organizadas para a elaboração do Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Peater).

Aberta ontem (16), a oficina contou com a participação do secretário adjunto da Sagrima, Antônio Gualhardo Prazeres, da Delegada Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Cecília Leite; e da assessora de Políticas Agrícolas e Meio Ambiente, setor da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Rossandra Farias.

O processo de construção do Peater acontecerá em seis regiões administrativas do Maranhão, por meio de seminários, atendendo as 19 regionais. O produto final dos seminários será encaminhado para o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS) e para apreciação pelo Governo do Maranhão.

Um representante do MDA, André Marchetti, está participando da oficina e integra as discussões sobre o plano. Segundo Marchetti, o objetivo é capacitar os membros que vão ser multiplicadores do Peater.

“O Maranhão tem uma demanda muito grande e por esse motivo acredito que os multiplicadores têm um papel fundamental nesse processo e por esse motivo espero contribuir para dar um norteador em prol da agricultura familiar”, disse o representante do Ministério.

Durante a solenidade de abertura, o secretário Adjunto da Sagrima, Antônio Gualhardo Prazeres, falou que o objetivo final é a construção de uma ampla proposta de assistência técnica.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro encaminhou a proposta da oficina ao secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério, Adoniram Sanches Peraci. Desta maneira conseguiu a contribuição do MDA para a construção do plano, com o envio do consultor André Marchetti.

Seminários Regionais


A partir do dia 22 deste mês serão iniciados os seminários regionais. Itapecuru Mirim vai ser a primeira contemplada. Em seguida, as oficinas acontecerão nas regionais de Viana, Bacabal, Caxias, Presidente Dutra, Imperatriz e São Luís.

E de acordo com o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Josenildo Cardoso de Araújo, a partir dos seminários regionais que irão sair os facilitadores para dar encaminhamento para o novo processo de Ater. Para a construção de um plano atualizado, com formação adequada, segundo ele, é necessário o apoio do MDA. O superintendente explicou que o plano irá atender a política estadual de Ater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário