segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Definidas prioridades para pesquisas em Saúde no Maranhão


Reunidos na Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), pesquisadores e gestores do setor definiram áreas temáticas que necessitam, primordialmente, de estudos no Maranhão. Os problemas eleitos como prioritários servirão de base ao próximo edital do PPSUS a ser lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), agente executor do programa no estado.

A prevalência de doenças infecciosas como hanseníase, tuberculose e calazar é um dos pontos que deve merecer especial atenção da academia, culminando na elaboração de respostas à deficiência na disseminação de métodos de tratamento e detecção clínica dessas doenças. Foi indicada, também, a necessidade de estudos sobre os tipos de câncer com maior número de casos no Maranhão (pênis, útero e mama).

No primeiro dia de trabalho, o secretário de Estado de Saúde, José Márcio Soares Leite, apresentou as principais demandas identificadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Trabalhando com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, vamos poder dar respostas às reais necessidades da população”, enfatizou.

Leia a notícia completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário