quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Itaqui está entre os Portos mais movimentados do país



De janeiro a agosto deste ano, a movimentação de cargas no Porto do Itaqui foi de 8,3 milhões de toneladas. Em 2010, 57% das operações de embarque e desembarque no porto foram com derivados de petróleo tanto para transbordo de produtos quanto para o consumo interno, especialmente de gasolina.

O Porto do Itaqui é utilizado como entreposto de derivados de petróleo do Norte e Nordeste. Este ano, 56% da movimentação do porto foram de derivados. Além disso, o berço 106 é hoje totalmente dedicado a operações com derivados de petróleo.

Outro fator que contribuiu para os bons números foi a retomada da movimentação de ferro gusa, manganês e calcário, além da soja e da duplicação de carga geral operada no porto público de São Luís. Todos os produtos, com exceção de alumínio, mantiveram-se no mesmo patamar ou tiveram uma leve alta em comparação com 2009. Para o ano de 2011 o Itaqui deve iniciar as operações com contêineres. A perspectiva é operar ferro níquel.

Em todo o ano passado foram operadas 11,5 milhões de toneladas de carga em 778 navios. Até agosto de 2010, 468 navios já atracaram no Porto do Itaqui com um volume de 8,3 milhões de toneladas.

MAIS

De acordo com dados recentemente divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em relatório que compara a movimentação total de cargas entre o segundo trimestre de 2009 e o mesmo período deste ano, o Porto do Itaqui é o primeiro no Nordeste.

No país está atrás apenas dos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Vila do Conde (PA). Em se tratando de granéis líquidos, o Itaqui só perde para o Porto de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário