sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Edital Mais Cultura para Amazônia Legal aprova 198 projetos do MA

O Maranhão foi destaque no resultado do Edital Microprojetos Mais Cultura para Amazônia Legal, anunciado esta semana pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Dos 928 projetos selecionados para a região amazônica, o Maranhão ocupa o primeiro lugar com o maior número de propostas aprovadas, totalizando 198.

Segundo o Secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique Bulcão, mesmo com a quantidade significativa de municípios que integram a Amazônia Legal, o sucesso do resultado é também fruto da mobilização realizada pela Superintendência de Gestão do Programa Mais Cultura. "A equipe possibilitou a capacitação e a estruturação dos projetos pelos proponentes, incentivados pela oportunidade de participação dos debates no Maranhão”, disse.

Foram registrados o envio de mais de 330 projetos dos municípios maranhenses, que resultaram na realização de oficinas em Bacabal, Anajatuba, Imperatriz, Viana, Cururupu e São Luís, sede dos pólos. "Nesse processo, participaram representantes de 65 municípios, sendo 248 produtores culturais capacitados para a elaboração de projetos do edital", destacou o superintendente do Programa Mais Cultura, Claudio Pinheiro.

O primeiro edital da pasta destinado à Amazônia Legal recebeu 2.702 propostas que superaram as expectativas por conta do número de projetos selecionados. De acordo com o Ministério da Cultura (MinC), a meta inicial era atender cerca de 770 iniciativas por meio de financiamento não-reembolsável. No entanto, muitos projetos não atingiram o teto de 35 salários mínimos, valor máximo estabelecido no edital. Assim, foi possível ampliar o número de beneficiados.

Foram selecionados projetos de nove estados da Região Amazônica: 36 do Acre, 15 do Amapá, 91 do Amazonas, 198 do Maranhão, 166 do Mato Grosso, 175 do Pará, 59 de Rondônia, 29 de Roraima e 159 do Tocantins, totalizando um investimento de R$ 13.713 milhões do MinC. "Mais uma vez a Secretaria de Estado da Cultura se coloca como parceiro importante na construção e apoio de iniciativas culturais, positivando sua atuação e performance no cenário maranhense", explicou Claudio Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário