quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SSP apresenta balanço da Operação Língua de Trapo


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) divulgou, na quarta-feira (22), durante entrevista coletiva, o balanço da Operação Língua de Trapo. A ação teve como objetivo cumprir quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão nos Bairros da Camboa e da Liberdade, na Região Metropolitana.

No total, foram presas quatro pessoas, sendo três traficantes (dois homens e uma mulher) e um policial Civil. Os traficantes são: Joevaldo Santos Silva, 29; Jonysson Boré Belo, o “Jonas” e Maria Anunciação Araújo, 53.

O policial Civil, José Washington Texeira da Silva, lotado no 3º Distrito Policial, no Radional, foi detido por ser suspeito de fornecer informações sigilosas de operações policiais executadas em bairros da capital aos três traficantes.

Segundo o superintendente Estadual de Investigações Criminais, Marcos Afonso Júnior, a Operação Língua de Trapo monitorava os passos do envolvimento do policial com os traficantes há aproximadamente quatro meses, por meio de interceptação telefônica e vídeos gravados pelo Sistema de Inteligência da Polícia Civil, no qual José Washington é flagrado conversando com os traficantes.

“Não admitimos de maneira alguma esse tipo de situação. O resultado desta Operação é uma forma de resgatar a imagem positiva construída há anos pela Polícia Civil no estado”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

O inquérito policial tem trinta dias para ser concluído. A partir das informações levantadas, o policial se condenado, poderá sofrer sanções por processos criminais e administrativos, podendo ser até exonerado dos quadros da Polícia Civil. Eles irão responder pelo crime de tráfico de substâncias entorpecentes e associação para o tráfico.

Material Apreendido


Durante a busca dos envolvidos, os investigadores encontraram nas residências dos traficantes, no Bairro da Camboa, diversas substâncias e objetos ilícitos, entre eles: ½ barra de maconha prensada; oito pedras de crack, sendo três de aproximadamente meio quilo; uma porção grande de pasta base para cocaína; 24 projéteis de pistola 9mm de uso exclusivo das forças armadas; dois projéteis de calibre 12; 18 trouxinhas de crack; oito isqueiros; dois cordões de prata; sacos para embalagens e comercialização das drogas e aproximadamente R$ 130 reais em dinheiro.

A ação operacional contou com a colaboração de equipes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), do Departamento de Narcóticos (Denarc) representado pelos delegados Geral, Nordman Ribeiro e Cláudio Mendes, e da Superintendência de Polícia Civil da Capital com o apoio da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Ações Estratégicas da SSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário