segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sagrima instala Câmara Setorial da Mandioca




A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca foi instalada, nesta segunda-feira (27), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e pesca (Sagrima). Estava presente na instalação, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) dos Cocais e Planícies Inundáveis, Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Agência de Defesa Agropecuária (Aged), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

Estão previstas ações voltadas para o fortalecimento da assistência técnica, aumento da produtividade e da produção da mandioca, incentivo à instalação de agroindústrias e cursos de beneficiamento de mandioca, visando a melhoria da qualidade da farinha produzida, além de instalações de equipamentos mais modernos e cursos de gestão para agregar valor ao produto.

A diversificação no consumo da mandioca, que hoje tem 70% de sua produção destinada à produção de farinha e o restante para fécula e tiquira, produzida principalmente nas regiões dos Lençóis Maranhenses e Baixo Parnaíba é prioridade entre as ações.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro, propôs a articulação com empresários para que eles possam ser inseridos neste processo. “Vamos marcar uma visita a algumas agroindústrias de farinha para despertar o interesse dos empresários em investir no agronegócio”, sugeriu.

Em relação ao crédito rural, o representante da Superintendência do Banco da Amazônia, José Nunes de Oliveira disse que somente em outubro deste ano serão disponibilizados R$ 2 milhões para a cultura da mandioca, o que deve atender a mil famílias de agricultores familiares. “Temos mais recursos com valores ainda maiores, mas infelizmente a demanda ainda é pouca”, ressaltou.

O coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca, Luiz Coelho, disse que a previsão é de que a câmara seja composta por 15 membros. “Vamos formalizar o convite para que possam ser indicados os titulares e os suplentes”, explicou ele.

Luiz Coelho citou como exemplo de ações já desenvolvidas no Maranhão, o Convênio Embrapa Mandioca e Fruticultura, com a interveniência da Agerp e apoio da Embrapa Meio Norte (envolve os estados do Piaui e Maranhão), que resultou numa produtividade média de 21 hectares no Território da Cidadania Lençóis/Munin, apesar da fragilidade daqueles solos.

As Câmaras setoriais


O secretário Afonso Ribeiro, informa que já foram criadas as câmaras de Fruticultura e Hortaliças, Mel, Ovinocaprinocultura, Leite, Grãos, Floricultura e a mais recente, que é a de Pesca e Aqüicultura.

“As câmaras são fóruns, onde representantes dos mais diversos setores, da iniciativa privada e setor público, discutem os problemas e as soluções para o fortalecimento dos elos das cadeias produtivas”, explicou Afonso Ribeiro.

“De acordo com as demandas apresentadas durante os debates nas câmaras, nós articulamos algumas ações como a redução do imposto do ICMS de 17% para 2% para o leite industrializado, a implantação da Delegacia do Meio Ambiente em Imperatriz e a instalação da Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis. Estamos trabalhando a revitalização da produção de mel na Baixada Maranhense e o funcionamento do abatedouro de caprinos do município de Cantanhede”, destacou o secretário.

A população maranhense consome 18% da produção nacional de farinha de mandioca, e O Maranhão ocupa o 5º lugar na produção da raiz. Apesar de aparecer no último lugar no ranking nacional de produtividade, com apenas oito toneladas por hectare, quando a média nacional é de 14 toneladas por hectare.

2 comentários:

  1. Boa tarde a todos...Gostaria de parabenizar a todos que tiveram a otima ideia da criação da CAMARA SETORIAL DA MANDIOCA, no estado do Maranhão. Não consigo acimilar um dos grandes compradores de DERIVADOS DE MANDIOCA do Brasil, não produzir NADA...Mais NADA mesmo de DERIVADOS DE MANDIOCA. Simplesmente IMPORTAR das regiões do SUL, do Brasil. Coloco meus conhecimentos na area COMERCIAL a disposição de todos...Mais uma vez Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. SOU PRESIDENTE DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA E I FEIRA BRASILEIRA DE MANDIOCA, QUE IRÁ SE REALIZAR DO DIA 16 A 19 DE NOVEMBRO DE 2011 EM MACEIÓ-AL, QUERO PARABENIZAR PELA INICIATIVA E PRECISO DE CONTATO COM O COORDENADOR LUIZ COELHO. MEU EMAIL:eloiziojr@gmail.com e celular: 82 99780241

    ResponderExcluir