terça-feira, 28 de setembro de 2010

Iniciadas programações da Semana da Pessoa Surda




Em comemoração ao Dia Municipal e Nacional da Pessoa Surda, festejado no dia 26 de setembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Educação Especial (Sueesp), e do Centro de Ensino de Apoio a Pessoa com Surdez (CAS), promove, até quinta-feira (29), a Semana da Pessoa Surda.

A programação da semana foi aberta, na segunda-feira (27), em solenidade realizada no auditório da Superintendência de Administração de Recursos Humanos (Sarh/Seduc). Contou a presença de professores, alunos e profissionais que atuam na área da educação especial.

A semana visa fortalecer a luta da comunidade surda brasileira e maranhense, por educação, saúde, trabalho e respeito à Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para a Supervisora de Educação Especial, Susana Marques da Silva Menezes, a comunidade surda tem uma história de conquistas. Ela cita como exemplo conquistas como a Lei que institui o Dia do Surdo, o decreto que criou o CAS, entre outras. “No entanto ainda é preciso avançar muito, pois a estrada é árdua e difícil. O importante é não desistir”, alerta.

No Brasil, os surdos utilizam a Libras como primeira língua e compõem em média 3,5% da população. No Maranhão, de acordo com o IBGE/2000, são aproximadamente 199 mil pessoas.

De acordo com a diretora adjunta do (CAS), Irene Santos Cabral, a escolha do dia 26 para comemoração da pessoa surda, também se dá pela fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro, a primeira escola para surdos instalada no País.

Para Hudney Guimarães Almeida, professor de libras, a semana é um marco no ensino da língua de sinais. “Os assuntos aqui debatidos servirão para divulgar a importância da pessoa surda no Maranhão. A necessidade de inclusão da pessoa surda na sociedade é preciso ser entendida pela comunidade e o relacionamento do conhecimento da parte dos ouvintes e dos surdos precisa ser aprimorada”, explicou o estudante.

Um comentário:

  1. Oi boa tarde,gostaria de dizer uma coisa é q acabei de ver o meu nome está correto mas nao sou aluno do CAS e sou professor de LIBRAS,ok?Peço q tirasse isso e colocasse corretamente.Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir