segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

UPAs garantem atendimento de qualidade à população

Um novo cenário na área da saúde pública no estado surgiu com a inauguração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), fator que possibilitou aos maranhenses um acolhimento mais rápido, eficaz e com qualidade.
 
Somente em 2011 foram entregues na ilha de São Luís as UPAs do Parque Vitória, Vinhais, Cidade Operária, Araçagi e outras duas nos municípios de Coroatá e Imperatriz. Incluindo a do Itaqui-Bacanga, em funcionamento desde 2010, até agora um total de 226 mil pessoas foram atendidas em 2011 nas novas unidades construídas pelo Programa Saúde é Vida.

A UPA é um serviço de pronto-atendimento que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. A unidade está equipada para atender desde pequenas e médias emergências a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital. A primeira UPA do estado foi inaugurada no bairro do Itaqui Bacanga e realizou em 2011 mais de 130 mil atendimentos nas áreas de clínica médica e pediatria.

As unidades estão preparadas para receber casos de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de realizar o primeiro atendimento dos pacientes acometidos por enfarte ou AVE (Acidente Vascular Encefálico).  Ao todo, são 10 unidades de saúde nesta categoria, em todo o Maranhão. Em 2012 serão entregues as UPAs de Codó, Timon e São João dos Patos.

Saiba mais sobre o atendimentos das UPAs

Nenhum comentário:

Postar um comentário