quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Estado garante apoio a municípios para o combate à dengue

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (10) no auditório do Centro de Medicina Especializada (Cemespe), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e técnicos de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das secretarias de 33 municípios considerados prioritários no combate à dengue, discutiram as principais medidas estratégicas para evitar uma possível epidemia da doença no estado.

O secretario pontuou que a melhor forma de evitar e combater uma epidemia da doença é a realização de ações que eliminem focos das larvas (internos e externos) e ações assistenciais. 

As principais medidas a serem tomadas são a viabilização de uma ampla campanha publicitária com foco no combate ao vetor da dengue e o estabelecimento de parcerias com os municípios para montar uma rede de assistência 24 horas, com profissionais capacitados para diagnosticar e tratar o paciente de dengue, fichas de diagnóstico de dengue e serviços de hidratação para que o paciente tenha um tratamento precoce, com ênfase na hidratação oral e venosa.


Como a população pode ajudar ?

- Não deixe a água se acumular em recipientes como vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
- Mantenha fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
- Não cultive plantas em vasos com água. Use terra ou areia nestes casos.
- As piscinas devem ser tratadas com cloro. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
- Mantenha as calhas limpas e desentupidas
- Avise um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário