quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governador em exercício Washington Luiz entrega Centro de Atenção Psicossocial


O primeiro serviço de atendimento terapêutico 24 horas de São Luís foi inaugurado, nesta terça-feira (24), pelo governador em exercício Washington Luiz Oliveira e pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad. O serviço é garantido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Dr. Bacelar Viana, que integra as ações do Programa Saúde é Vida, do Governo do Estado. 

Localizado próximo ao Ifma, no Monte Castelo, o CAPS III é um serviço de saúde aberto e comunitário do Serviço Único de Saúde (SUS), com uma equipe multiprofissional para tratamento de pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. A perspectiva é de garantir um modelo assistencial de melhor qualidade no acolhimento das pessoas com transtornos mentais e usuários de crack e outras drogas.

O atendimento no CAPS III é feito por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A unidade possui cinco enfermarias climatizadas com rede de oxigênio e ar comprimido, banheiros adaptados para cadeirantes e equipamentos de suporte para monitoramento cardiorrespiratório.

O CAPS Dr. Bacelar Viana também vai promover ainda oficinas terapêuticas de salão de beleza, artesanato e atividades relacionadas às ações de reciclagem e geração de emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário