quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Anunciada nova descoberta de gás em Capinzal do Norte

O grupo EBX, do empresário Eike Bastita, por meio das empresas de óleo e gás, OGX e MPX, encontraram um segundo poço de gás natural durante a exploração na bacia terrestre do Parnaíba, no bloco PN-T-68. O poço 1-OGX-22-MA também está localizado em Capinzal do Norte, onde houve a primeira descoberta, em agosto deste ano.

“A perfuração deste segundo poço também descobridor, realizada em uma nova estrutura pioneira e independente, a 12,5km de distância do 1-OGX-16-MA (Califórnia), confirma a presença de uma província petrolífera na região e ressalta o potencial dos nossos blocos”, comentou o diretor geral da OGX, Paulo Mendonça.

A sonda QG-1 iniciou as perfurações no dia 23 de outubro e após perfurar os 10 primeiros metros, houve fortes indícios de gás na profundidade de 1.520 metros, a OGX Maranhão decidiu realizar um teste de formação. Após a conclusão do teste, a perfuração do poço OGX-22 continuará em andamento, até atingir a profundidade total de 3.200 metros em busca de novas explorações.

A Bacia do Parnaíba abrange uma área aproximada de 680.000 km², nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e pequena parte nos estados do Pará, Ceará e Bahia. A espessura máxima da coluna sedimentar da bacia é estimada em cerca de 3.500 metros e é limitada ao Norte com as bacias de São Luís e Barreirinhas, a Noroeste com a Bacia do Marajó e ao Sul com a Bacia do São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário