segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Promovida em São Luís campanha de combate à dengue

A Caema em parceria com a Secretaria de Saúde realiza uma campanha que se estende até o dia 25 deste mês, com o objetivo de combater a dengue no município de São Luís, conscientizando a população sobre as medidas preventivas e de combate a doença.

A Caema tem distribuído material informativo/educativo para os profissionais do quadro, além de inserir mensagens de conscientização e prevenção da dengue nas contas de água, nos contracheques e no seu portal na internet.

Dengue
Considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida através do mosquito aedes aegypti.

Sintomas

Entre os sintomas da dengue estão febre alta (39°a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças). Em virtude dos sintomas da doença parecerem com os da gripe comum, é recomendável que em caso de suspeita, o paciente procure um posto de saúde o mais rápido possível.

Prevenção
Medidas simples como não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente, evitam a proliferação do mosquito aedes aegypti. Uma dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados.

Para outras informações, acesse "Combate à Dengue" e para saber mais sobre a campanha acesse: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=12866

Nenhum comentário:

Postar um comentário