segunda-feira, 11 de junho de 2012

Portal do Governo quer a opinião dos internautas para escolher qual é o sotaque de bumba-meu-boi mais bonito



Seguindo o ritmo das festas juninas, o Portal do Governo do Estado está realizando uma nova enquete. Após ter escolhido a Cultura como o elemento de maior destaque em 400 anos de história de São Luís, agora o site oficial do governo quer a opinião dos internautas para definir qual dos sotaques típicos do bumba-meu-boi maranhense é o preferido da população.

Acessando o endereço eletrônico www.ma.gov.br, os cidadãos podem estar votando nos sotaques de Matraca, Zabumba, Baixada, Costa de Mão ou Orquestra, e elegendo qual é o sotaque mais bonito do São João do Maranhão. Dê a sua opinião. Participe!

Conheça um pouco sobre cada um dos sotaques

Matraca

Também conhecido com Sotaque Ilha, é um sotaque peculiar da ilha de São Luís, mas isso não o impediu de se tornar o mais difundido do estado. O instrumento que dá nome ao sotaque é composto de dois pedaços de madeira que podem ser tocados por qualquer brincante, o que ajuda a engrossar o chamado “batalhão”. Pandeirões, maracás e roncadores (ou tambor-onça) são instrumentos que também dão o tom à brincaderia. Na frente do grupo fica o cordão de rajados, cablocos de fitas, índias, vaqueiros e caboclos de pena.

Zabumba

Original da cidade de Guimarães, esse sotaque marca a forte presença africana na festa. Com ritmo contagiante, proporcionado pela mistura entre zabumbas, pandeiritos e maracás, as toadas são acompanhadas por brincantes divinamente adornados. No vestuário destacam-se golas e saiotas de veludo preto bordado e chapéus com fitas coloridas.

Baixada

O ritmo cadenciado marca o Sotaque da Baixada, ou Sotaque de Pindaré, com também é conhecido. Um dos destaques deste sotaque é o personagem Cazumbá, uma mistura de homem e bicho que, vestido com uma bata comprida, máscara de madeira (geralmente adornada com a imagem de uma igreja) e de chocalho na mão, diverte os brincantes e o público.

Costa de mão

Típico da região de Cururupu, ganhou este nome devido a uns pequenos pandeiros tocados com as costas da mão. Caixas e maracás completam o conjunto percussivo. Além de roupa em veludo bordado, os brincates usam chapéus em forma de cogumelo, com fitas coloridas e grinaldas de flores.

Orquestra

Este sotaque incorpora instrumentos harmônicos ao bumba-meu-boi. Com o acompanhamento de diversos instrumentos de sopro e cordas, como o saxofone, clarinete e banjo, o Sotaque de Orquestra vem se destacando nos arraias maranhenses. Peitilhos (coletes) e saiotes de veludo com miçangas e canutilhos são alguns dos detalhes nas roupas do brincantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário