Durante todo o período
junino, o Portal do Governo lançará enquetes para saber a opinião
da população sobre aspectos e curiosidades que compõem a riqueza
do São João do Maranhão.
Semanalmente os
internautas poderão escolher quais os elementos do nosso folclore
que mais se destacam no “São João dos 400 anos”.
A última enquete
definiu, com mais de 45% dos votos, o Sotaque de Orquestra como o
mais bonito do bumba-meu-boi maranhense. A enquete mobilizou um total
de 772 votantes, sendo que o Sotaque de Orquestra sagrou-se vencedor
da pesquisa com 338 votos. O Sotaque de Matraca ficou em segundo
lugar com 278 votos. Já o Sotaque da Baixada conquistou a terceira
colocação com um total de 67 votos. O Sotaque de Zabumba acabou
ficando como o quarto sotaque mais votado com 45 votos, um a mais que
o Sotaque Costa de Mão, que obteve 44 votos.
Agora o site oficial do
governo quer saber qual é, na opinião dos cidadãos, o personagem
que mais caracteriza o São João do Maranhão: Os índios e índias,
Catirina e pai Francisco, as coreiras do Tambor de Crioula, o Caboclo
de Pena, ou os Cazumbás?
As enquetes têm como
finalidade primordial estimular de forma lúdica e descontraída, a
relação entre o poder público e a população.
Acesse www.ma.gov.br e
participe!
Conheça um pouco
sobre cada um dos personagens
Catirina e pai
Francisco
Mãe Catirina e pai Francisco são os principais personagens do Alto do bumba-meu-boi. Catirina é uma cabocla muito desinibida casada com o negro pai Francisco. Grávida, ela fica com um desejo incontrolável de comer língua de boi. Pai Francisco rouba o novilho mais estimado do dono da fazenda na qual pai Francisco é vaqueiro para satisfazer os desejos de sua amada. Sem a língua, o boi fica impedido de “urrar”, o que faz com que indías, vaqueiros e cazumbás iniciem uma grande jornada em busca de pai Francisco para devolver a língua e o “berro” ao novilho.
Índios e índias
Têm a missão de
localizar pai Francisco e resgatar a língua do boi. Na
apresentação
do boi proporcionam um belo efeito visual, devido à beleza de suas
roupas e da coreografia que realizam.
Caboclo de pena
Também conhecido como cabloco real, é o personagem com a indumentária mais rica do boi. São homens cobertos por penas e com um grandé chapéu ou cocá feito de penas, representando os homens da tribo nos rituais.
Cazumbá
Personagem híbrido, misterioso e cercado de magia. Apresenta-se com máscara (que varia de estilo de boi para boi) e, complementando a vestimenta, bata pintada ou bordada que, na altura dos quadris, é armada por um cofo de palha, usado para dar mais mobilidade e graça ao personagem em seus volteios rebolantes. Na mão leva um chocalho, que badala marcando o ritmo, ou chicote para espantar o público. Os cazumbás representam as divindades que, junto com os indios e vaqueiros, buscam pai Francisco.
Coreiras
Coreiras são as
dançarinas do Tambor de Crioula. Originalmente não exigia um tipo
de indumentária fixa, mas nos dias atuais a dança pode ser vista
com as brincantes vestidas em saias rodadas com estampas em cores
vivas, anáguas largas com renda na borda e blusas rendadas e
decotadas brancas ou de cor. Os adornos de flores, colares, pulseiras
e torços coloridos na cabeça terminam de compor a caracterização
da dançante. O movimento característica da dança das coreiras é a
“Punga”. As dançarinas avançam dando dois passos para frente, e
uma roda em seguida, dirigindo-se ao círculo, escolhendo quem vai
levar a punga. Avança de barriga empinada de encontro a outra
dançarina escolhida.
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