sexta-feira, 15 de junho de 2012

Portal do Governo quer saber qual personagem mais caracteriza o São João do Maranhão. Participe!


Durante todo o período junino, o Portal do Governo lançará enquetes para saber a opinião da população sobre aspectos e curiosidades que compõem a riqueza do São João do Maranhão.

Semanalmente os internautas poderão escolher quais os elementos do nosso folclore que mais se destacam no “São João dos 400 anos”.

A última enquete definiu, com mais de 45% dos votos, o Sotaque de Orquestra como o mais bonito do bumba-meu-boi maranhense. A enquete mobilizou um total de 772 votantes, sendo que o Sotaque de Orquestra sagrou-se vencedor da pesquisa com 338 votos. O Sotaque de Matraca ficou em segundo lugar com 278 votos. Já o Sotaque da Baixada conquistou a terceira colocação com um total de 67 votos. O Sotaque de Zabumba acabou ficando como o quarto sotaque mais votado com 45 votos, um a mais que o Sotaque Costa de Mão, que obteve 44 votos.

Agora o site oficial do governo quer saber qual é, na opinião dos cidadãos, o personagem que mais caracteriza o São João do Maranhão: Os índios e índias, Catirina e pai Francisco, as coreiras do Tambor de Crioula, o Caboclo de Pena, ou os Cazumbás?

As enquetes têm como finalidade primordial estimular de forma lúdica e descontraída, a relação entre o poder público e a população.

Acesse www.ma.gov.br e participe!

Conheça um pouco sobre cada um dos personagens

Catirina e pai Francisco

Mãe Catirina e pai Francisco são os principais personagens do Alto do bumba-meu-boi. Catirina é uma cabocla muito desinibida casada com o negro pai Francisco. Grávida, ela fica com um desejo incontrolável de comer língua de boi. Pai Francisco rouba o novilho mais estimado do dono da fazenda na qual pai Francisco é vaqueiro para satisfazer os desejos de sua amada. Sem a língua, o boi fica impedido de “urrar”, o que faz com que indías, vaqueiros e cazumbás iniciem uma grande jornada em busca de pai Francisco para devolver a língua e o “berro” ao novilho.

Índios e índias 
Têm a missão de localizar pai Francisco e resgatar a língua do boi. Na 
apresentação do boi proporcionam um belo efeito visual, devido à beleza de suas roupas e da coreografia que realizam.

Caboclo de pena

Também conhecido como cabloco real, é o personagem com a indumentária mais rica do boi. São homens cobertos por penas e com um grandé chapéu ou cocá feito de penas, representando os homens da tribo nos rituais.

Cazumbá

Personagem híbrido, misterioso e cercado de magia. Apresenta-se com máscara (que varia de estilo de boi para boi) e, complementando a vestimenta, bata pintada ou bordada que, na altura dos quadris, é armada por um cofo de palha, usado para dar mais mobilidade e graça ao personagem em seus volteios rebolantes. Na mão leva um chocalho, que badala marcando o ritmo, ou chicote para espantar o público. Os cazumbás representam as divindades que, junto com os indios e vaqueiros, buscam pai Francisco.

Coreiras

Coreiras são as dançarinas do Tambor de Crioula. Originalmente não exigia um tipo de indumentária fixa, mas nos dias atuais a dança pode ser vista com as brincantes vestidas em saias rodadas com estampas em cores vivas, anáguas largas com renda na borda e blusas rendadas e decotadas brancas ou de cor. Os adornos de flores, colares, pulseiras e torços coloridos na cabeça terminam de compor a caracterização da dançante. O movimento característica da dança das coreiras é a “Punga”. As dançarinas avançam dando dois passos para frente, e uma roda em seguida, dirigindo-se ao círculo, escolhendo quem vai levar a punga. Avança de barriga empinada de encontro a outra dançarina escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário