quarta-feira, 20 de junho de 2012

Durante período junino risco de acidentes com fogos aumenta

As tradicionais brincadeiras com fogos durante os festejos juninos podem causar graves acidentes. Fogos de artifício, rojões e fogueiras podem acabar com a alegria nos arraiais, por isso o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), já está de prontidão nos arraiais de São Luís.

O CBM também chama a atenção para o uso correto de botijão de gás, a utilização de fogareiros dentro de barracas e fogueiras no lado externo, além da instalação adequada de fiação elétrica.

Com o objetivo de prevenir acidentes o CBM realizou uma palestra para orientar os proprietários de barracas, sobre o melhor modo de participar da festa, mas sem esquecer da segurança. "Como os arraiais costumam ter um grande público, nós realizamos uma palestra para orientar os proprietários de barracas. Durante a palestra explicamos sobre a necessidade de extintores, e sobre a importância de manter um distanciamento das fogueiras e fogos de artifício, já que as barracas são feitas de palha e podem incendiar com facilidade", explicou o comandante do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), Tenente Coronel Figueiredo.

Fogos de artifício

De acordo com o comandante do GAT, uma em cada 10 pessoas que mexe com fogos de artifício é acidentada e tem membros amputados, principalmente dedos. Os fogos além de provocar queimaduras, quando explodem, podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez. Segundo o Tenente Coronel, essas estatísticas podem ser maiores, já que muitos casos não chegam a ser comunicados aos bombeiros.

Acidentes com esses artefatos ocorrem principalmente com homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos. Por isso o CBM alerta para o uso de fogos por parte das crianças.

"Esse fogos devem ser comprados em lojas especializadas, vale também ressaltar que nesse período junino é comum ver crianças brincado com as chamadas 'bombinhas' e isso é muito perigoso. Ao comprar os fogos deve-se observar a idade indicada na embalagem assim como o modo seguro de manusear", destacou o comandante do GAT, Tenente Coronel Figueiredo.


Saiba mais sobre o assunto no Boletim Maranhão em Alerta

*Com informações do Portal Maranhão em Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário