quinta-feira, 14 de junho de 2012

Baixo índice de chuvas no MA é causado por período de transição entre estações

O tempo seco e o baixo índice de chuvas no Maranhão levaram vários municípios a decretarem estado de emergência. A falta de chuvas atinge os municípios de Afonso Cunha, Amarante do Maranhão, Bacuri, Governador Archer, Guimarães, Humberto de Campos, Magalhães de Almeida, Mirinzal, Paraibano, Paulino Neves, Santa Helena e vem prejudicando a agricultura do estado. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Maranhão, os municípios de Parnarama e Tuntum, também sofrem com a estiagem.


A causa de tantos transtornos para a população segundo o meteorologista Gunter de Azevedo Reschke, chefe do Laboratório de Meteorologia (Labmet) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável por cerca de 70% das chuvas que ocorrem ao longo do ano na região norte do estado.


"O baixo índice pluviométrico para a capital e toda a região norte do estado é motivado pelas  baixas temperaturas da superfície do mar do Oceano Atlântico Sul. E as temperaturas da superfície do mar do Oceano Atlântico Norte. Desse modo a atuação da Zona de Convergência do Intertropical, principal sistema causador de chuvas neste setor do Maranhão foi inibida", explicou Gunter.

Segundo o Labmet os meses de junho e julho são meses de transição entre a estação chuvosa e a estação seca. Em São Luis no período de janeiro a maio choveu 850,6 mm, bem menos que o índice esperado de 1.837,6 mm. No mês de junho choveu ate o momento, somente 4,2 mm, enquanto que a media climatológica e de 173,3 mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário