quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aged e Sagrima divulgam data de vacinação contra febre aftosa

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa será realizada de 1º a 30 de junho. No Maranhão serão sorteadas inicialmente cerca de 340 propriedades em 147 municípios, onde parte do rebanho será selecionado para a coleta de sangue e análise laboratorial.

Após o término do envio de todo o material coletado para laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa), estima-se que a análise sorológica será realizada em um período de 60 dias, coincidindo com o prazo final para a conclusão dos relatórios de auditoria realizada nos estados candidatos à zona livre.

A sorologia tem como objetivo constatar a inexistência do vírus da aftosa e faz parte das ações do Projeto de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, desenvolvido pelo Mapa, em parceria com os governos estaduais.

O cronograma segue com ações como visita prévia às propriedades, coleta de amostras, inspeções clínicas e testes laboratoriais até outubro, quando serão analisados os resultados e avaliado, com outros dados dos serviços veterinários estaduais, o bloco poderá ser reconhecido como livre de aftosa com vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário