terça-feira, 6 de julho de 2010

MA supera metas e avança na qualidade da educação

O Maranhão superou as metas na educação, propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2009, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado, na nesta segunda-feira (5). Os índices educacionais demonstraram avanço na qualidade da educação em todas as etapas da Educação Básica.

Para o secretário de Estado de Educação do Maranhão, Anselmo Raposo, os números do Ideb, demonstram que, a cada ano, o ensino do Maranhão avança em qualidade.

Os números do Ideb, no Maranhão, superam as expectativas do MEC para 2011. Em 2009, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental alcançaram a média no Ideb de 3,9. O estado ultrapassou a meta para o ano de 2009, de 3,3, e a projeção para 2011, que era de 3,7.

A mesma constante foi seguida pelos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, que obtiveram média 3,6, quando a meta era de 3,2 para 2009 e de 3,5 para 2011. O Ensino Médio, acompanhando o desenvolvimento da educação estadual, também superou o esperado e alcançou média de 3,2, ficando acima da projeção que era de 2,9 para 2009 e de 3,0 para 2011.

Segundo os resultados da Prova Brasil/Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as escolas da Rede Estadual de Ensino também avançaram em todos os níveis da Educação Básica. A meta para 2009 nas séries iniciais do Ensino Fundamental era de 3,6 e o resultado foi a média 4,0, alcançando a meta de 2011. Nas séries finais (5ª a 8ª série/ 9º ano), os alunos da rede obtiveram 3,6, quando a meta era de 3,4. No Ensino Médio, a projeção era de 2,6, e os estudantes alcançaram a média de 3,0.

No Maranhão, de acordo com a Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), foram avaliadas, em 2009, 3.098 escolas, 213.399 alunos nos 217 municípios, incluindo zona rural.

“A meta do Estado é alcançar a média 5,1 até 2020, e a cada ano estamos superando as metas estabelecidas pelo MEC. Isso mostra que a educação está sendo bem gerida, e que poderemos alcançar em 4 anos uma meta que seria para dez anos”, disse Anselmo Raposo.

O que o Ideb

O Ideb foi criado em 2005 pelo MEC para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

A avaliação foi criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil e Saeb.

A Prova Brasil é um teste de Leitura e Matemática para turmas de quarta e oitava séries (ou quinto e nono anos) do Ensino Fundamental. Os alunos do ensino médio fazem o Saeb, avaliação por amostra, que também indica habilidades em Língua portuguesa e matemática. No ano passado, as avaliações foram aplicadas a 2,5 milhões de alunos da quarta série (quinto ano), 2 milhões da oitava série (nono ano) e 56 mil do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário