quarta-feira, 7 de julho de 2010

Discutido projeto "Escola Verde" pioneiro no Maranhão



Gestores das secretarias de Estado da Educação (Seduc), Meio Ambiente (Sema) e da Indústria e Comércio (Sinc), reuniram-se, nesta terça-feira (6), no prédio da Seduc, para discutir o projeto "Escola Verde", que será criado este ano de forma pioneira no Maranhão.

Em fase de desenvolvimento, o projeto é inédito no Brasil. Visa construir escolas ecologicamente corretas, modificando, assim, a realidade sócio-ambiental em que o aluno se insere.

De acordo com o secretário de Educação, Anselmo Raposo, o primeiro município a receber este novo modelo de escola, será São José de Ribamar. "Daqui a 60 dias estaremos com o projeto completo e uma maquete da escola para apresentar à sociedade maranhense. Após este prazo, iremos iniciar o processo de licitação para poder iniciar a obra da primeira escola verde do Maranhão", informou Raposo.

Para o representante da Sema, Oswaldo Albino, o projeto é integrador e desafiador. "A escola brasileira tem o desafio de ser repensada em relação aos seus usos e costumes. E o Maranhão está no caminho para vencer este desafio", afirmou.

Os gestores das três secretarias discutiram as perspectivas de utilização de materiais ecologicamente corretos para a construção da escola; também apresentam as melhorias que uma escola ecologicamente correta irá trazer tanto para o conforto do aluno quanto para a economia financeira da escola, que passará a ter, por exemplo, diminuição no gasto de energia.

Anselmo Raposo aponta o projeto com um dos mais importantes já desenvolvidos pela Seduc. "Trata-se de um novo modelo de se fazer escola, uma nova forma de se pensar a educação: o aluno interagindo com a escola para aprender a educação ambiental que antes só era vista nos livros", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário