quinta-feira, 15 de julho de 2010

SL recebe educadores para capacitação do Proler 2010

A capital maranhense vai reunir, a partir desta quarta (14) até sexta-feiras (16), educadores de todos os estados nordestinos, para mais uma edição da Formação de Gestores e Mediadores, parte do Projeto Novos Cenários em Políticas Públicas de Leitura, que por sua vez faz parte do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). O Encontro será realizado na Sala de Multimídia do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande.

O tema deste ano é Leitura, Memória e Cidadania. O curso será ministrado pelo especialista Francisco Aurélio Ribeiro, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), presidente da Academia de Letras do Espírito Santo.

Durante os três dias de realização da Formação, os educadores farão releituras de textos que serão a base para análises críticas. “Serão debates e trocas de idéias, com o intuito de aprimorar o processo de compreensão de autores e, assim, aperfeiçoar o processo de leitura, em particular, e educacional, como um todo”, disse a chefe da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima, organizadora do evento.

Rosa Maria ressaltou que a metodologia do Encontro fará com que todos os educadores participem ativamente das discussões. Segundo ela, em todos os momentos será privilegiado o compartilhamento de experiências e, consequentemente, de conhecimentos. “Isso, entretanto, não quer dizer que iremos abrir mão da reflexão teórica sobre a prática do ensino da leitura e de sua aprendizagem, bem como do potencial a ser adquirido com a prática da leitura de texto literário, como fonte de aprimoramento individual e social”, afirmou a coordenadora.

Procedimento


Falando em metodologia de trabalho, essa será basicamente à base de apresentações e leituras de textos, além de audição de contos e trechos de filmes. Autores como Walter Benjamin, Clarisse Lispector, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Vicent Jouve estão entre os que servirão de fonte para os debates entre os educadores.

Alguns dos textos foram já enviados aos participantes do Encontro. “Para que todos pudessem fazer uma leitura prévia e, assim, as discussões ficassem ainda mais enriquecedoras. Também enviamos a bibliografia completa do que será utilizado”, revelou Rosa Maria Ferreira Lima.

Participação


A Formação de Gestores e Mediadores é voltada a educadores que fazem parte dos comitês Proler no Nordeste. Para cada comitê foram disponibilizadas duas vagas.

O Maranhão participará com oito educadores, dos comitês de São Luís, Imperatriz, Caxias e Cantanhede. Fazem parte dos comitês representantes das Secretarias de Educação do Estado e do Município, da Biblioteca Pública Benedito Leite, da Casa de Cultura Josué Montello, da Escola Crescimento e das Livrarias Paulinas.

Objetivos


Segundo Rosa Maria Ferreira Lima, além de contribuir para a formação humana e profissional de educadores, a Formação visa propiciar aos coordenadores dos comitês, bem como aos mediadores regionais de leitura, uma revisão de conceitos básicos de literatura, literariedade, formas e funções da literatura, gêneros literários e tipologia textual (poema, narrativa, conto e crônica). “A idéia é orientar na seleção de materiais, valorização e dinamização da leitura e de sua prática”, acrescentou Rosa Maria.

Para avaliar os resultados da Formação de Gestores e Mediadores, a coordenadora revelou que, durante os três dias de curso, será feita uma observação geral e crítica sobre a participação dos educadores. No último dia, os organizadores solicitarão dos participantes um projeto com vistas à dinamização da leitura nos comitês, bem como a avaliação do curso e da atuação do especialista. “Isso será feito por meio de um questionário proposto pela coordenação central do Proler”, acentuou Rosa Maria Ferreira Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário