quarta-feira, 14 de julho de 2010

Gestores visitam escola de tempo integral no PI



Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram conhecer no Ceará, Pernambuco e Piauí, a estrutura física, processos pedagógicos e funcionamento das escolas de ensino médio em regime de tempo integral nesses estados.

Durante a visita, os técnicos constataram experiências como a das escolas de residência, nas quais o aluno permanece por mais tempo na escola, desenvolvendo atividades de estudo, lazer e tarefas que contribuem para conservação do ambiente escolar além, de realizarem oficinas de teatro, música, cinema, fotografia e produções de vídeo e rádio.

Em sua estrutura física todas as escolas possuem auditório, biblioteca, salas de aula com ventilação adequada, laboratórios (de Idiomas, Informática, Matemática e Ciências), quadras poliesportivas cobertas e áreas de vivência para que os alunos possam desenvolver trabalhos cognitivos.

Para o secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, o Maranhão está no caminho certo quanto ao planejamento e implementação das Escolas de Tempo Integral. "Verifiquei que nosso projeto é muito parecido com o que esses estados já executam e que vai mais além, pois visa criar ainda, uma escola ecologicamente correta, com captação de água natural, coleta seletiva, além de ambiente saudável e aconchegante para alunos, professores e a comunidade," destacou o secretário.

O Governo do Maranhão planeja entregar, em 2011, escolas ecologicamente corretas com oferta de ensino médio em tempo integral. A primeira será entregue no município de São José de Ribamar. No prédio do antigo Colégio Marista, no centro de São Luís, deverá funcionar além da estrutura pedagógica com regime integral, um instituto público de idiomas e o centro de formação de professores.

"O projeto vai revolucionar a educação do Maranhão, no que há de mais moderno. Vamos primar acima de tudo por um ensino de qualidade e eficiência com formação continuada de gestores e professores e construção de uma juventude capaz de exercer sua plena cidadania", enfatizou a Secretária Adjunta de Ensino Graça Tajra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário