quarta-feira, 21 de julho de 2010

Reunião discute melhorias no Programa do Leite


Em reunião realizada esta semana com cerca de 50 produtores de leite da região do Baixo Mearim, um dos três pólos que dão suporte ao Programa do Leite no Estado, o secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, garantiu que vai discutir junto a setores do Governo do Estado a implantação de medidas para aumentar a produção e melhorar a renda dos produtores. O programa é colocado em prática pela SES em parceria com o Governo Federal.

Dentre as inúmeras reivindicações ouvidas pelo secretário, uma diz respeito ao desejo dos produtores de leite de contarem com o apoio de um profissional que possa dar suporte ao manejo adequado dos rebanhos. O que evitaria perdas de produção, ocasionadas por problemas como a mastite e a acidez do leite, dificuldades que inviabilizam a ordenha das vacas e o repasse da produção.

Sobre este aspecto, o secretário sinalizou que irá solicitar o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged). "A intenção é colocar a disposição do programa, um profissional veterinário para realizar o acompanhamento e treinamento junto aos produtores, no sentido de sanar os problemas fitossanitários", afirmou Márcio Leite.

Na reunião, o secretário explicou a questão do valor pago pelo programa em um litro de leite, que corresponde a 0,65 centavos. Segundo ele, a equiparação a 80 centavos, preço sugerido pelos produtores sob alegação de que este é o valor que vem sendo praticado por laticínios na região, já foi autorizado pelo ministério da Saúde e deve começar a ser repassado a todos os produtores no máximo até novembro de 2010.

Programa

Com o objetivo de combater as carências nutricionais, principalmente em crianças de 2 e 7 anos, além de gestantes e nutrizes (mulheres que estão em fase de amamentação), o Programa do Leite visa a distribuição diária de mais de 46 mil litros de leite tipo "C" em 100 municípios maranhenses conveniados. A responsável pelo programa no estado, Flávia Abdalla explicou que meta da SES é expandir ação aos 217 municípios maranhenses.

"Este programa tem se tornado a base da alimentação diária de pessoas que não tem se quer o que comer durante o dia. Justamente por isso esta necessidade não é só um desejo do secretário enquanto gestor de Saúde e representante do governo estadual. É também um apelo dos próprios produtores e de famílias que se encontram em situação de risco nutricional em muitos municípios do interior do estado", justificou Abdalla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário