quarta-feira, 21 de julho de 2010

Seminário discute operacionalização do CadÚnico

Até quinta-feira (22), acontece no Hotel Holiday Inn, na Avenida Castelo Branco, 375, no bairro do São Francisco, o Seminário para inclusão de populações específicas no Cadastro Único - CadÚnico - para Programas Sociais do Governo Federal.

Participam do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Edmilson Filho, coordenadores e técnicos responsáveis pela operacionalização do CadÚnico, entre os quais, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendências Regionais do Incra, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MA), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), parceiros da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), na ação de cadastramento.

Para o secretário Edmilson Filho, a discussão conjunta entre as equipes técnicas municipal, estadual e federal, é um procedimento viável para identificação das famílias, de promover correções de possíveis distorções e critérios de inclusão no programa Bolsa Família. "O CadÚnico é a melhor alternativa que se tem para minimizar os problemas, controlar e manter o governo do Estado, o Governo Federal, os municípios e os beneficiários em convergência com os programas sociais. A capacitação, por meio deste seminário, é oportuna para incluir e ampliar os programas sociais, que tem como pilar o Bolsa Família”, enfatizou.

Maria do Socorro Muniz, gestora do CadÚnico, em Paço do Lumiar e, assessora técnica em Barreirinhas e Centro Novo do Maranhão, elogiou a iniciativa do seminário como um momento de se avaliar algumas dificuldades ainda enfrentadas para que os programas atinjam o seu grande objetivo. "O acesso às comunidades vulneráveis, especialmente, às ribeirinhas, os quilombolas, assentamentos rurais, em situação de rua e indígenas, ainda é o grande problema que enfrentamos na identificação desses segmentos da sociedade. O Cadastro Único facilitará bastante para que essas populações específicas sejam incluídas dentro dos programas sociais do Governo Federal", destacou.

O Seminário para inclusão de populações específicas no CadÚnico é uma promoção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário