quarta-feira, 14 de julho de 2010

Publicações reúnem informações econômicas do MA



O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Fábio Gondim, e o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Fernando Barreto, apresentam, nesta quarta-feira (14), às 16h, na sala de reuniões do Palácio Henrique de La Rocque, duas novas publicações do Imesc: Indicadores de Conjuntura Econômica do Maranhão 1° Trimestre de 2010 e o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM 2008).

Gondim informou que os Indicadores de Conjuntura Econômica do Maranhão reúne análises e informações sobre o desenvolvimento recente dos diversos setores e atividades que compõem a economia maranhense. Na opinião dele, trata-se de um grande esforço do Imesc em reunir, sistematizar e analisar informações sobre a realidade maranhense.

“Esse boletim traz um abrangente conjunto de estatísticas e análises, com destaque para os indicadores da safra maranhense 2009/2010, demanda de energia, financiamento imobiliário, desempenho do comércio e as boas perspectivas relacionadas aos novos investimentos em andamento no Estado”, ressaltou.

Mercado de trabalho


A seção Mercado de Trabalho disponibiliza números da geração de empregos em várias regiões do estado. Em Comércio Exterior, é apresentada uma radiografia das mudanças recentes na pauta de exportações e de importações do Maranhão, analisando a vulnerabilidade das mesmas à mudança dos preços de commodities no mercado internacional. No capítulo Finanças Públicas são avaliados os indicadores recentes de receitas, despesas e endividamento nas esferas estadual e municipal.

IDH


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) contem informações sobre os níveis de desenvolvimento alcançados por todos os 217 municípios maranhenses com 45 indicadores distribuídos em dois grandes grupos, Índice de Desenvolvimento Econômico, constituído de indicadores de infraestrutura; qualificação de mão de obra e produtividade; e produção municipal e o Índice de Desenvolvimento Social, composto de indicadores de saúde, oferta de serviços básicos e meio Ambiente.

“Sem dúvida, essas publicações constituem-se em uma importante ferramenta para subsidiar o planejamento público e privado, assim como para abrir espaço para o debate qualificado a respeito dos principais desafios e oportunidades que o acelerado ritmo de mudanças produtivas vem criando em nosso Estado no período recente”, enfatizou Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário