quarta-feira, 14 de julho de 2010

Detran fiscaliza aulas práticas em Centros de Formação de Condutores

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) por meio da Controladoria realizará, nesta quarta-feira (14), mais uma rodada de fiscalização aos diversos pontos onde os Centros de Formação de Condutores (CFCs) realizam as aulas de direção veicular em São Luís .

Os trabalhos tiveram início em maio deste ano com a fiscalização das aulas práticas de Direção Veicular, ministradas por alguns CFCs, na área do complexo do Ginásio Castelinho.

De acordo com o Chefe da Controladoria do Detran-MA, Sergio Campos, o objetivo do trabalho é efetuar uma abordagem aos instrutores e veículos de aprendizagem pertencentes aos CFCs para a verificar o atendimento ou não as normas regulamentadas da portaria n°805/2008 que estão vigentes e realizar um trabalho de fiscalização também dos veículos, instrutores e candidatos à obtenção de CNH.

"Essa visita foi um primeiro passo nesse trabalho que faz parte da rotina da controladoria do Detran/MA e segue uma determinação do Diretor Geral de fiscalizar como anda a prestação de serviço e a qualidade dos instrutores, veículos e estruturas dos CFCs ao usuário", destaca o controlador que já está com a equipe determinada para atender a nova resolução do Contran que determina as aulas praticas a noite.

Durante os dias da fiscalização que aconteceram em maio foram realizadas 59 ações, o que gerou 30 notificações, 15 portarias de advertências e 4 portarias de suspensão de CFC´s de São Luís, quem não cumpriram com as determinações do Detran/MA, em especial, a ausência da licença de aprendizagem do aluno, a ausência da identificação do instrutor e a regularidade do veículo e o não cumprimento da carga horária exigida por aula de 50 minutos

O controlador Sérgio Campos explicou que a determinação da suspensão do sistema eletrônico do Detran/MA é uma medida decorrente da deficiência do monitoramento das aulas. "Estamos cumprindo o nosso papel de avaliar e acompanhar as autoescolas para evitar irregularidades no setor e garantir a qualidade e a segurança na formação dos condutores maranhenses", destacou o controlador.

"Todo esse trabalho da Controladoria está alicerçado na portaria nº 805/09 do Detran que tem o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Formação de Condutores. Estamos trabalhando com essa meta, daí a certificação de qualidade para as autoescolas que estão dentro das exigências determinadas pelo Departamento", evidenciou o Diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo.

Atualmente existem mais de 220 Centros de Formação de Condutores funcionando em todo o Estado. A Controladoria do Detran iniciou esse trabalho em 2009 e continua em 2010 na capital e em todo o Estado. Vale ressaltar que dos 67 CFC´s da ilha, 30 foram notificados naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário