sexta-feira, 8 de março de 2013

Sedel lança JEMs 2013 com meta de interiorizar esporte no Estado



Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) chegam à sua 41ª edição mais forte e com a expectativa de que, em 2013, a maior competição esportiva estudantil do estado supere em números de participações de municípios, escolas e atletas, em relação às edições anteriores. Para isso, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) lançou, na manhã desta quinta-feira (7), os JEMs 2013, que terá o objetivo de interiorizar o esporte no Maranhão.

A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Henrique de La Rocque e contou com a participação dos secretários de Estado Chefe da Casa Civil, João Abreu, que representou a governadora Roseana Sarney; de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; e de Pesca e Aquicultura, Dayvson de Sousa, além de outras autoridades dos municípios e escolas participantes nos JEMs.

A abertura da 41ª edição dos JEMs foi realizada pelo secretário da Casa Civil, João Abreu, que elogiou a iniciativa do Governo do Estado e da Sedel em interiorizar a prática do esporte. Segundo Abreu, é necessário realizar os JEMs em todo o território maranhense.

“É com imensa satisfação que abro esta edição dos Jogos Escolares Maranhenses. Além de ser relevante para o governo, o esporte é uma possibilidade de tirar a juventude de um caminho não muito correto. O Estado está levando essas atividades para todo o seu território”, destacou Abreu.

O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, afirmou que os JEMs estão no caminho certo, uma vez que a Sedel tem priorizado a realização das disputas do maior evento esportivo do estado nas cidades maranhenses, e não mais somente em São Luís.

“Os jogos são um verdadeiro sucesso. Fico muito feliz em dar o pontapé inicial nesta 41ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses. A novidade aconteceu em 2011, quando passamos a disputar os jogos em etapas, levando para o interior e trazendo do interior os participantes dos jogos. No tempo em que eu jogava, os JEMs era somente em São Luís e agora não. Nós estamos interiorizando o esporte. Ainda é uma coisa modesta, mas é efetiva. Este é o caminho. O caminho é atravessar o Estreito dos Mosquitos e levar esporte e lazer para o interior e trazer a participação de municípios para os JEMs”, declarou Haickel.

Aprovação

E a fórmula adotada pela Sedel para interiorizar o esporte no estado é visto com bons olhos pelos representantes das cidades que aderiram aos JEMs deste ano. Para o secretário municipal de Esporte e Juventude de Pastos Bons, Carlos Camaçari, é necessário a expansão da maior competição do estado, e para isso, ele colocou à disposição da Sedel o município para sediar uma das etapas regionais dos JEMs.

"É um grande passo que o secretário Joaquim Haickel está dando para o Maranhão, para expandir o JEMs no Estado. E isso não ajuda somente o esporte, mas também a educação e a saúde. Queremos fazer parte da regional mais uma vez e estamos preparados para receber os atletas dos municípios vizinhos", declarou.

O representante do Colégio Master, Ribamar Fernandes, analisa como importante o crescimento dos JEMs. “Os Jogos Escolares têm uma importância devido à congregação de todas as escolas e alunos. Desde quando me entendo como aluno, participo dos jogos. Espero que os JEMs continuem, que meus filhos venham a participar”, afirmou.

Em 2013, a Secretaria de Esporte e Lazer irá homenagear dois ícones do esporte maranhense: Rubem Goulart e Ronald Carvalho. As duas personalidades darão os nomes aos troféus desta edição nas categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário