quinta-feira, 7 de março de 2013

Divulgada programação estadual para o mês da Mulher


A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) divulgou, na última sexta-feira (1º), a programação estadual que marcará o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.  A programação inclui atividades realizadas e apoiadas pela Semu, além de ações de organismos municipais de políticas para as mulheres e de outras instituições parceiras.

A principal ação da programação é em âmbito nacional. Acontecerá em Brasília, na presença da presidenta Dilma Rousseff, quando será assinada a repactuação do Pacto Nacional pelo Fim da Violência contra a Mulher. Desta vez, além do Governo do Estado, assinam o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública e o Ministério Público estaduais, cujas presenças já foram confirmadas.

Além de palestras e ações de capacitação, as ações da Semu incluem a inauguração do espaço do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Maranhão, a entrega de 20 automóveis para organismos municipais de políticas para as mulheres e o lançamento de um programa de rádio semanal “Se liga Mulher!”, que irá ao ar todas as sextas-feiras a partir das 12h30.

As ações da unidade móvel desta sexta-feira (1º/03) marcaram a abertura da programação da Semu. As mulheres de Itapera, zona rural de São Luís, onde a carreta se encontra desde 21 de fevereiro, tiveram acolhimento e atendimento psicossocial e jurídico e participaram de palestras sobre a Lei do Acompanhante, saúde da mulher, direitos previdenciários e a Lei Maria da Penha. Houve, também, a exibição do vídeo “Rotas da Ilusão”, sobre o tráfico de mulheres, seguida de uma roda de conversa sobre o tema.

 Municípios e parceiros

Até o momento incorporaram as suas atividades à programação estadual, neste mês de março os municípios de Bacabal, Cantanhede, Caxias, Chapadinha, Colinas, Guimarães, Icatu, Igarapé do Meio, Imperatriz, Maracaçumé, Maranhãozinho, Morros, Paço do Lumiar, Pedreiras, São João do Sóter, São João dos Patos, Codó e Zé Doca.

As Secretarias de Estado da Saúde, Gestão e Previdência e de Articulação Institucional também realizarão atividades pelo Dia Internacional da Mulher, assim como a Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão, Defensoria Pública do Estado, Centro da Juventude Canaã / FUNAC e Assembleia Legislativa do Maranhão.

A programação está do site www.semu.ma.gov.br/images/stories/arquivos/programacao_mes_da_mulher%202013.pdf. Para inserir a sua programação, envie e-mail para dega@semu.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário