terça-feira, 19 de março de 2013

Sementes de hortaliças são distribuídas



A secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) está concluindo a distribuição de 689 quilos de sementes de hortaliças a 2.440 agricultores familiares de todas as regiões do Maranhão. A distribuição das sementes está sendo feita pelos 19 escritórios regionais da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).
O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, explicou que esta ação faz parte do Programa Viva Sementes, que para a safra 2012/2013 distribuiu também 1.505 toneladas de sementes de arroz e milho para cerca de 150 mil famílias. "Na primeira quinzena do mês de abril iremos iniciar a distribuição de mais 400 toneladas de sementes de feijão", anunciou o secretário.

Os tipos de sementes distribuídas pelo governo estadual são melancia, cebolinha, alface, pepino, quiabo, coentro, maxixe, abóbora e pimentão. A previsão é de que os 689 quilos de sementes sejam plantadas numa área de aproximadamente 1.220 hectares.

O presidente da Agerp, Jorge Fortes, disse que o programa permite que o agricultor adquira um material de qualidade, porque muitos deles têm dificuldades no acesso aos grandes centros onde são vendidas as sementes. "Algumas hortaliças podem ser aproveitadas como mudas, mas com outras, o recomendável é o plantio de novas sementes", explicou Jorge Fortes.

O escritório da Agerp de São Luís, que recebeu cerca de 80 quilos de sementes da Sagrima, já distribuiu mais de 90% dos insumos aos agricultores familiares de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

A presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Raposa, Maria Luísa Silva Correa, disse que recebeu 48 latas de sementes para distribuir entre os associados e muitos deles já colheram a produção. "Essas sementes ajudam muito porque o dinheiro que nós produtores iríamos gastar comprando-as, investimos na compra de adubo e outros materiais necessários para utilizar no nosso plantio de hortaliças", conta a agricultora Maria Luísa.

A distribuição das sementes está contribuindo, também, com o aumento da produção de hortaliças feita pelos agricultores familiares que fornecem a produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério do Desenvolvimento Social.

O Programa consiste na compra de alimentos produzidos por agricultores familiares com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais.

A agricultora Maria Luísa informou que os produtores comercializam as hortaliças nas feiras e também fornecem para o PAA, que este ano destinou cerca de R$ 2,376 milhões aos projetos desenvolvidos exclusivamente por mulheres, um aumento de 80%, comparado ao ano de 2010.

Em relação à produção oriunda de mulheres que trabalham com agricultura, na semana passada a Região do Médio Mearim foi destaque nacional, quando o Clube de Mães Palmares de Santa Bárbara, do Povoado Catucá, localizado no município de Bacabal, ficou entre os 10 grupos vencedores do Prêmio Mulheres Rurais que produzem o Brasil Sustentável, iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As mulheres que fazem parte do Clube de Mães Palmares de Santa Bárbara, também, foram beneficiadas com as sementes de hortaliças do Programa Viva Sementes.

O gestor da Agerp de Bacabal, Manoel Joaquim Viana, disse que Bacabal, Bom Lugar, São Luís Gonzaga, Paulo Ramos e Lago Verde são os municípios que mais produzem hortaliças na região. "Somente no município de Bacabal temos 188 famílias que trabalham com hortaliças e nós estamos distribuindo as sementes de acordo com as necessidades dos produtores", informou ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário