terça-feira, 12 de março de 2013

Abertas inscrições para a Olimpíada Matemática sem Fronteiras/2013



Os estudantes de ensino fundamental I e II e médio que desejarem participar da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras/2013 podem se inscrever até dia 2 de abril pelo site www.redepoc.com/msf. As inscrições deverão ser feitas unicamente por meio da escola, a qual designará um professor como responsável. Ele deverá preencher a ficha de inscrição disponível nosite da olimpíada.

A “Mathématiques sans fronteires”, em português “Matemática sem Fronteiras”, é uma olimpíada internacional de iniciativa da Academia de Estrasburgo, França, que visa estimular o interesse dos jovens pela disciplina a partir do trabalho colaborativo na solução de problemas. A responsável pela organização no Brasil e na América Latina é a Rede de Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

A competição é destinada a estudantes do 4°ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio, das redes pública e privada do Brasil. As escolas podem participar com quantas salas quiser.

Apresentada como um desafio para as escolas, a olimpíada se diferencia de outras competições, pois não é direcionada apenas para os alunos considerados excelentes em matemática, mas para toda a classe. Desse modo, os jovens têm a oportunidade de desenvolver não apenas as habilidades na disciplina, como também o espírito de trabalho em equipe.

Na sua nova versão, a prova está prevista para acontecer no dia 5 de abril e será a mesma aplicada em todos os países participantes. Entre as questões propostas, estão exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas. O tempo estimado para a realização do concurso é de 50 minutos para o ensino fundamental e de uma hora e meia para o ensino médio.

Por ser uma entidade que não conta com patrocínio, a Rede POC solicita o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 165,00 para escolas privadas e R$ 60,00 para escolas públicas - para tradução das provas.

No Maranhão, na versão anterior do certame, a Associação Educacional Professora Noronha, do município de Dom Pedro, foi um dos destaques com o time formado pelos estudantes Ana Caroline da Silva Sousa Reis, Douglas Martins Carneiro, Eduardo Silva Aguiar, George Oliveira de Sousa, Jaysla Ravenna Oliveira de Andrade e Marcos Rodrigues Oliveira.

No ano passado, três escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais que se destacaram na Olimpíada e foram convidados a representar o Brasil num evento internacional na Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário