terça-feira, 24 de julho de 2012

Porto do Itaqui melhora posição no índice ambiental da Antaq


Com investimentos especialmente nas áreas de educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos e monitoramento da fauna e flora, em três anos o porto maranhense saltou da 6ª para a 4ª posição no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O resultado é melhor do que os obtidos por portos como Santos, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná, que entre os 30 portos organizados ficaram, respectivamente, na 13ª e 21ª posições.

De olho no futuro, tanto os negócios em andamento quanto os empreendimentos que ainda serão instalados no Itaqui já dispõem de licenciamento obtido junto aos órgãos competentes. É o caso do armazém de pellets e celulose, negócio para o qual a Emap recentemente realizou audiência pública. A licença de instalação tem validade até 2014. Já o Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), que se encontra na fase de análise de projeto executivo elaborado pelas empresas consorciadas, também já possui a sua licença de instalação.

Sustentabilidade e preservação ambiental

A Emap mobilizou seus funcionários e de empresas terceirizadas visando a redução do consumo e o desperdício. Kits com caneca e sacola de tecido para uso em supermercados foram distribuídos aos trabalhadores e o resultado foi a diminuição em 30% no consumo de copos plásticos. A meta é atingir a redução de 50% até o final do ano. Isso significa, consequentemente, menor geração de lixo. Ações de educação ambiental também foram estendidas às comunidades do Cujupe, em Alcântara, e da área Itaqui-Bacanga, em São Luís, por meio do Projeto Emap na Comunidade.

No que se refere ao monitoramento de espécies animais e vegetais, a Emap realiza por meio de convênio firmado com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o resgate de exemplares da fauna e da flora, planeja sua exposição futura aos estudantes e à comunidade em geral, assim como já realiza pesquisas científicas importantes para garantir que o porto seja sustentável também do ponto de vista ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário