sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Barro da Liberdade receberá atividades do Dia H, o Dia da Saúde do Homem


O bairro da Liberdade, em São Luís, foi o local escolhido para a realização, em novembro, das atividades do Dia H, o Dia da Saúde do Homem. O objetivo é oferecer ações preventivas de atenção à saúde do homem, em especial dos homens negros, com o foco em doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e AIDS.

A atividade está sendo organizada pelas secretarias de Estado da Saúde (SES) e Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Fundação Josué Montello, Hospital Universitário (HUUFMA), Coletivo de Entidades Negras (CEN), Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (Ferma) e lideranças comunitárias da Liberdade.

A proposta foi motivada pelos altos índices de mortalidade masculina. Segundo dados da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, a população masculina possui taxa de mortalidade 12 vezes maior que a feminina. Já os dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2007, enquanto as mulheres somaram 16 milhões de consultas ao ginecologista, a procura dos homens pelo médico urologista não chegou a 2 milhões.

O bairro Liberdade foi escolhido por reunir uma grande população de afrodescendentes. Representantes das instituições parceiras definiram, em reunião realizada terça-feira (23), quais as atividades serão realizadas no Dia H. Ficou decidido que será oferecido atendimento médico, com testagem de pressão arterial, diabetes e colesterol; entrega de folhetos informativos e kit saúde do homem, além da realização de oficinas sobre relações socioemocionais e terapias alternativas para saúde.

A data inicialmente prevista para realização do Dia H - Dia da Saúde do Homem, é 10 de novembro na Escola Municipal Ministro Mário Andreazza, (Rua Correa de Araújo, nº400, Liberdade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário