quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estado promove seminário sobre meninigite bacteriana

Profissionais de saúde de cidades maranhenses participam do Seminário de Implantação do Diagnóstico de Meningite Bacteriana, que acontece no Hotel Litorânea.

O objetivo é monitorar a situação epidemiológica das meningites no estado, orientar a utilização das medidas de prevenção e controle disponíveis e monitorar a efetividade de seu uso e avaliar o desempenho operacional do Sistema de Vigilância.

A incidência de meningites é considerada um problema de saúde pública em todo o país. A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, entre os quais, bactérias, vírus e fungos, entre outros e pode ser caracterizada pela ocorrência de febre, cefaléia intensa, náuseas, vômitos, rigidez na nuca, sinais de irritação meníngea, hipotensão e alterações do líquido cefalorraquidiano.
Dados do Sistema de Agravos de Notificações (Sinannet) apontam que no Maranhão foram notificados somente este ano, 144 casos de meningite, sendo: 44 bacteriana, 42 não especificada, 47 ignoradas ou em branco, 6 viral e 5 de outras etiologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário