terça-feira, 25 de setembro de 2012

Será aberta nesta quarta-feira (26), a 6ª Primavera dos Museus


A 6ª edição do projeto Primavera dos Museus será realizada de quarta (26) a sexta-feira (28), no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), que fica localizado na Rua do Sol, Centro.

Com o tema "A Função Social dos  Museus", o projeto busca fortalecer e disseminar os movimentos em rede nos museus brasileiros, com finalidade de adquirir, preservar e executar políticas culturais que garantam à população de São Luís o exercício do direito à memória e o acesso de bens materiais.

Programação

Quarta (26)
A abertura começa às 10h de quarta-feira (26) com a exposição "O Processo de Independência do Maranhão", na galeria do Museu, logo após, terá a palestra, de mesmo tema, com o professor de história da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Marcelo Cheche, contando os acontecimentos que levaram á adesão do Maranhão no processo de independência do Brasil, voltada para estudantes do Ensino Médio de Escolas Púbicas e Privadas. Das 9h ás 17h, visita monitorada.

Quinta (27)
No segundo dia do evento, na quinta-feira (27), de 9h às 17h, como forma de inclusão social, a visita monitorada será aberta para deficientes visuais e auditivos, 30 alunos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Sexta (28)
O encerramento, dia 28, da 6ª edição do projeto, terá apresentação do espetáculo teatral "Saga de Uma Ilha", do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), contando ao público a Ilha de São Luís com suas lendas e mistérios, ás 16h, no teatro Apolônia Pinto. Voltada para os alunos do Colégio Castro Alves.

Primavera dos Museus

A 6ª Primavera dos Museus terá um número recorde de instituições e atividades. São 803 museus participantes com mais de 2.400 eventos. Em 2011, foram 589 instituições, num total de 1800 atividades, até então, o maior número desde a primeira edição.

Desde a assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário