segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Instalada Agência Transfusional em Barreirinhas



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou a Agência Transfusional, em Barreirinhas, na quinta-feira (30). Nela, serão feitos todos os testes necessários para saber se o sangue coletado está qualificado para doação. Também haverá a execução dos procedimentos das provas pré-transfusionais, tipagens sanguíneas, pesquisas de anticorpos, instalação e monitoramento de todas as transfusões, obedecendo criteriosamente aos padrões de qualidade exigidos e a todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Anvisa.

"Este tipo de serviço é necessário e importante no município e é apenas uma das várias parcerias entre o Ses e a prefeitura do município", disse o secretário de saúde, José Márcio Leite.

A secretária municipal de saúde, Dalila Vasconcelos, destacou a importância da instalação da agência no município quando disse: "Outro serviço importante é que os hemofílicos daqui poderão fazer suas transfusões sanguíneas na própria agência, sem a necessidade de se deslocar para São Luís para fazer o tratamento".

Durante a entrega do prédio onde já está funcionando a agência, técnicos da Hemomar apresentaram a unidade ao secretário de estado, e ao prefeito do município, Albérico Filho, que considerou a entrega uma ação de comprometimento com a saúde da população.

"Em apenas um ano demos um passo muito importante para a saúde do município. A SES está fazendo pela saúde do município o que a muito tempo deveria ter sido feito", concluiu o prefeito.

Após a entrega da unidade, José Marcio Leite e Albérico Filho foram visitar as obras do hospital de 50 leitos que está sendo construído pelo governo do estado e tem sua entrega prevista ainda para o final de outubro.

Durante a visita, foi anunciada a entrega de 12 leitos de UTI infantil e 12 leitos de UCI neonatal na capital. "A secretaria está trabalhando muito para melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento em saúde do Maranhão. Um governo que trabalha é um governo que cuida de suas crianças", finalizou Marcio leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário