quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Discutido o novo Sistema de Programação Pactuada e Integrada



Técnicos do Ministério da Saúde se reuniram em São Luís para apresentar a nova versão do Sistema de Programação Pactuada e Integrada (SIS PPI Estadual).

O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), reuniu representantes de todas as áreas do órgão estadual, além das macrorregionais de São Luís, Imperatriz, e Caxias, e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Para o secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, a discussão é de fundamental importância para que seja definido o perfil assistencial mínimo, na área de saúde, para cada região. “Para sabermos qual será a resolubilidade oferecida pela área", destacou o secretário, ao participar da oficina, realizada no auditório do Hotel Praia Mar, em São Luís.

O SIS PPI É um instrumento informatizado, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), para registro dos dados da programação assistencial realizada pelos estados e municípios. É constituído pelos módulos estadual e municipal. Para que se possa iniciar a programação municipal, é necessária a realização de uma etapa prévia, no módulo estadual.

No encerramento da atividade, na quarta-feira (6), foi proposta e discutida com a secretária adjunta de Regionalização dos Serviços de Saúde da SES, Denise Fortes, uma agenda de trabalho. Ficaram definidas datas e escolhidos os técnicos e setores que se encarregarão de realizar estudos que vão compor a Programação Pactuada e Integrada (PPI) e o Plano Diretor de Regionalização (PDR).

Entre os temas a serem levantados, estão à discussão de áreas estratégicas com as áreas técnicas correspondentes, os destaques da área hospitalar (incluindo a UTI e a UCI), a regionalização e os recursos próprios.

"Foram dois dias bastante produtivos, que a gente espera continuar contando com o empenho de todos os técnicos e gestores envolvidos nessas discussões da regionalização da saúde", destacou Denise Fortes, acrescentado que a próxima reunião acontecerá no próximo dia 15. "Com a proposta da regionalização fechada, levaremos à apreciação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) no final deste mês", concluiu a secretária adjunta de Regionalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário