terça-feira, 19 de outubro de 2010

Aberta oficialmente a Semana de Ciência e Tecnologia do MA




Foi aberta, oficialmente, nesta segunda-feira (18), com uma solenidade no Palácio Cristo Rei, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT 2010). O evento, que tem como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, é uma realização do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com Estados e Municípios. No Maranhão, a Semana Nacional é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), em parceria com instituições públicas e privadas e sociedade civil organizada.

De hoje (19) até sexta-feira (22), das 9h às 18h, o público poderá conferir a programação da Feira, na Praça Maria Aragão, onde foram montados stands e auditórios para a realização de atividades como palestras, mini-cursos, mesas-redondas, entre outros. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local.

Para o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Lauro Assunção, a importância da Semana se dá a partir da preocupação de que 2010 é ano da biodiversidade e o foco é para a discussão da Ciência e da Tecnologia sustentáveis, a partir de meios que não agridam o meio ambiente. “Este é um ano especial e o nosso objetivo é apoiar iniciativas e idéias de incentivo ao desenvolvimento que não prejudicam a natureza”, afirmou.

Para a presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Guerra, o órgão é um dos parceiros na SNCT 2010 e pretende contribuir para a cultura de desenvolvimento sustentável. “Vários trabalhos de alunos da FAPEMA estarão expostos na Feira, uma forma de mostrar que pode haver desenvolvimento com materiais reutilizados. Até um foguete de garrafa ‘pet’ será exposto. A vocação da FAPEMA é incentivar e popularizar as idéias científicas do Maranhão”, finalizou.

Em São Luís, os circuitos universitários também servirão como pontos de mobilização. Além da capital, está confirmada a Semana em mais 11 municípios maranhenses, entre eles, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pinheiro e Santa Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário