segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SES promove curso de Codificadores de Causa Básica de óbitos

O técnico do Ministério da Saúde, Hélio da Silveira, responsável pela qualificação dos codificadores, supervisores e multiplicadores em todo Brasil e a professora Yluska Mirna Menezes Brandão e Mendes, da Secretaria de Saúde do Piauí, estarão em São Luís, nesta segunda-feira (21), no Hotel Praia Mar, na Ponta d’Areia, para o Curso de Capacitação de Codificadores de Causa Básica de Óbitos do Maranhão.

O evento tem como principal objetivo capacitar profissionais da rede pública de saúde de 30 municípios maranhenses para identificar as causas básicas de óbito, por meio das regras de seleção e disposições relacionadas à Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID-10).

Os técnicos serão capacitados para trabalhar nas estatísticas de mortalidade do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) – que é um sistema de vigilância epidemiológica em nível nacional. O documento de entrada do sistema é a Declaração de Óbito (DO), padronizada em todo o território nacional.

Codificador de Causa Básica de óbito

O papel do codificador de Causa Básica é de extrema importância, pois é ele que transforma a nomenclatura das doenças contidas nos atestados de óbitos formulados por médicos em códigos que representam essas mazelas de acordo com o que é compreendido e utilizado pelo Sistema sobre Informação de Mortalidade (SIM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário