segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Hospital Tarquínio Lopes Filho fará mutirão de cirurgias de próstata

O Hospital Estadual de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral) realiza, na quinta (17) e sexta-feira (18), um mutirão de cirurgias de redução da próstata. Serão atendidos 20 pacientes que estão aguardando na lista de espera – que no último levantamento feito pela direção da unidade hospitalar chegava a 120 pessoas.

A técnica usada nas cirurgias será a de Vaporização de Plasma Button, ou “eletrovaporização”, que diminui o tempo de internação dos pacientes. 

Os cirurgiões do Hospital Geral utilizaram a técnica pela primeira vez em setembro, depois de terem acompanhado três cirurgias de redução de próstata realizadas como parte do I Simpósio de Vaporização da Próstata com Plasma Botton, ocorrido em São Luís. Trata-se de um grande avanço no tratamento de casos de hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o crescimento benigno da próstata.

Apresentada em 2009 na Áustria, somente em 2011 a técnica passou a ser difundida para outros países. Em 2013 foi consolidada em congresso de medicina na cidade de Milão, na Itália, e chegou ao Brasil admitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sociedades médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário