quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tambor de Criola receberá título de Patrimônio Cultural do Brasil



A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, participa da solenidade de titulação do Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural do Brasil. A solenidade, promovida pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, será nesta sexta-feira (14), às 16h30min, no auditório Rosa Mochel, do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (centro histórico de São Luís).

Participam da celebração, representantes dos grupos de Tambor de Crioula de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar e das entidades que congregam os grupos, além da superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogea, o presidente da Comissão Maranhense de Folclore, Sérgio Ferretti, entre outras autoridades.

A entrega dos títulos e das certidões de registro do Tambor de Crioula como patrimônio cultural brasileiro consolida o registro desse bem cultural como referência para a cultura brasileira a partir do reconhecimento da sociedade brasileira, por intermédio do Governo Federal, da importância do Tambor de Crioula, manifestação cultural de afrodescendentes, para a formação do povo brasileiro.

Serão entregues 100 certificados e 100 certidões emitidos pelo Iphan, atestando que o Tambor de Crioula é Patrimônio Cultural do Brasil. Após a entrega, uma roda de Tambor de Crioula será realizada na Praça Valdelino Cécio para comemorar a titulação do primeiro bem cultural maranhense registrado no Iphan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário