quarta-feira, 9 de maio de 2012

Maternidade estadual será referência na utilização do Método Canguru


A Maternidade Marly Sarney será oficialmente reconhecida pelo Ministério da Saúde como Referência Estadual na utilização do Método Canguru, um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso (ou seja, bebês abaixo de 2,5kg). Por conta disto, será realizado, quarta (9), quinta (10) e sexta-feiras (11), nas dependências da maternidade, na Cohab, o curso “Sensibilização ao Método Canguru”.

O curso será destinado a 40 profissionais da saúde que atuam em UTIs neonatais de maternidades da rede estadual em São Luís, Bacabal, Codó, Açailândia e Barra do Corda.

Entre os profissionais que participarão do curso estão médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

Além da Marly Sarney, o Complexo Materno Infantil formado pela Maternidade Benedito Leite e o Hospital Infantil Juvêncio Matos, e o Hospital Regional Materno Infantil, em Imperatriz, são unidades da rede estadual que também implantaram o Método Canguru.

Método

A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso parcialmente desnudo na posição vertical contra o peito do adulto. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como política fundamental de atenção ao recém-nascido prematuro, o método foi instituído na Maternidade Marly Sarney há dois anos.

Podem participar do Método Canguru gestantes com situações clínicas ou obstétricas com maior risco para o nascimento de crianças de baixo-peso; recém-nascidos de baixo peso, desde o momento de admissão na Unidade Neonatal até a sua alta hospitalar; mães e pais de bebês com baixo peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário