sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Governo anuncia descoberta de gás natural no Maranhão


Em coletiva de imprensa ocorrida hoje (12), no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney anunciou a descoberta de gás natural no Maranhão.
Juntamente com secretários, a governadora destacou a importância da descoberta para o Estado.

"Com esta descoberta abre-se para o Maranhão uma perspectiva gigantesca de novos negócios na área de energia, transformando o nosso Estado em um dos maiores produtores de energia limpa do Brasil”, afirmou.

O empresário Eike Batista também comemorou a descoberta: “Viva o Brasil. Viva a inteligência brasileira”, Em entrevista coletiva dada nesta quinta-feira (12), no Rio de Janeiro, o grupo empresarial OGX ressaltou a descoberta como o marco inicial de um importante complexo de geração térmica a gás natural no Brasil.

“Essa descoberta abre uma nova fronteira exploratória em uma bacia terrestre, fato que não ocorria há aproximadamente duas décadas no Brasil” comentou Paulo Mendonça, diretor geral da OGX.

O secretário Maurício Macedo (Indústria e Comércio) informou ainda, que em projetos desta magnitude o benefício ao consumidor deve chegar no prazo de 3 a 5 anos. Ele lembra que o grupo EBX já tem andamento a construção de uma termoelétrica de 1.800 megawatts de energia em Santo Antonio Lopes, cidade vizinha a Capinzal do Norte. O projeto está orçado em R$ 4 bilhões.

A descoberta em Capinzal do Norte


Após perfurar os primeiros 10 metros com expressivos indícios de gás, à profundidade de 1.654 metros, a OGX Maranhão decidiu realizar um teste de formação. O poço foi aberto para fluxo às 5h30 de hoje e, após 10 minutos de abertura, constatou-se a presença de gás na superfície e, às 6h, o poço estava com 1.900 psi (unidade de pressão), sendo, em seguida, fechado. No segundo fluxo, iniciado às 8h, foi alinhado para o queimador, apresentando uma chama de aproximadamente 15 metros.

Com os dados sísmicos obtidos até o momento, já foram mapeados em torno de 20 novos prospectos, “sinalizando para o altíssimo potencial dessa região da bacia, na qual a OGX Maranhão detém 7 blocos, totalizando 21.000 km”, diz a companhia no fato relevante divulgado à imprensa. As prospecções foram iniciadas ano passado.

Com informações técnicas da OG
X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário