terça-feira, 18 de junho de 2013

Secretaria de Cultura participa de comemoração da salvaguarda do tambor de crioula

Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia Nacional do Tambor de Crioula, reconhecido como Bem Imaterial do Brasil. Para celebrar a data, uma programação foi elaborada pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula em parceria com a Secretária de Estado de Cultura (Secma) e outros parceiros.

O evento de Salvaguarda do Tambor de Criola será realizado no auditório Rosa Mochel, do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz-Praia Grande) às 15h.

As ações propostas para a salvaguarda do Tambor de Crioula, a serem desenvolvidas num período de um ano, estão agrupadas em quatro eixos: “Preservação dos modos de fazer o Tambor de Crioula”, “Capacitação de quem faz o Tambor de Crioula”, “Socialização e valorização dos conhecimentos associados ao Tambor de Crioula” e “Registro material da forma de expressão Tambor de Crioula”.

Oficinas

Estão previstas ações como a realização da Oficina de Incentivo à Formação de Grupos Mirins, uma forma de motivar crianças e jovens para a compreensão da relevância dessa manifestação cultural.

Deverão ser realizadas, também, as Oficinas de Percussão e Cantoria do Tambor de Crioula, que consistirão na transmissão dos saberes acerca dessa manifestação popular no que se refere ao toque e cantoria. 

As oficinas obedecerão ao princípio do "aprender fazendo", metodologia que consiste na demonstração do fazer Tambor de Crioula.

Realizadas em dois módulos simultâneos, as oficinas abordarão toque de instrumentos e cantoria. As técnicas percussivas serão treinadas nos instrumentos específicos (tambor grande, meião, crivador e matraca). As cantorias serão praticadas de forma a preservar suas características formativas: refrão e versos, de modo que, além da reprodução das toadas tradicionais haja estimulação às improvisações e à criação espontânea das toadas.

Acontecerão, ainda, mini-cursos de Cultura Negra no Maranhão, encontros de Grupos de Tambor de Crioula, seminários, entre outras ações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário