sexta-feira, 28 de junho de 2013

Pesquisa busca indicadores que possam auxiliar a preservação do centro histórico de São Luís

O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Alex Oliveira de Souza, está coordenando estudo de busca de indicadores que possam auxiliar na preservação de imóveis históricos tombados do centro histórico de São Luís. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), por meio do edital Universal.

A estratégia da pesquisa consiste na criação de indicadores que irão apontar o estado de conservação dos casarões tombados e a situação socioeconômica estabelecida nos espaços do centro histórico. A ideia é fazer um mapeamento dos setores abandonados e dos utilizados para moradia e fins comerciais.

Os pesquisadores envolvidos no projeto realizam levantamento da situação dos casarões e da capacidade que moradores e pessoas que trabalham nas áreas do centro histórico têm de manter o espaço preservado. Já foram analisados estudos de cerca de 300 imóveis, distribuídos entre as regiões da Praia Grande, Praça Dom Pedro II, Desterro e Fonte do Ribeirão.

Foi constatado que, para que haja a preservação desses casarões, é importante analisar, de que forma as pessoas que moram e trabalham neles estão procedendo com a manutenção e como os comércios e estabelecimento públicos e privados situados nestes locais estão lidando com o processo de modernização dos prédios. A análise possibilitará a criação de indicadores que esclarecerão a situação atual de imóveis tombados, visando primordialmente, a conservação do patrimônio público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário