quarta-feira, 26 de junho de 2013

Museu Afro-digital do Maranhão possibilita o acesso à história por meio da tecnologia


O Museu Afrodigital do Maranhão, projeto coordenado pelo antropólogo e museólogo, Sérgio Figueiredo Ferretti, e que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), permite o acesso ao conhecimento e transforma o passeio virtual em uma navegação pela cultura afro-brasileira via internet. O site www.museuafro.ufma.br reúne na web todos os tipos de mídias, cuja importância está na divulgação da cultura para sociedade e ensino para o desenvolvimento de estudos aos interessados.

O museu digital foi iniciado há três anos e está interligado em rede com outros museus digitais das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e Pernambuco (UFPE) e a Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e estimula o uso da memória social tanto maranhense como nacional, promovendo relações de reconhecimento e identificação. Nesse aspecto, a ideia foi de construção de um acervo de documentos digitais e de um museu com memórias vivas.Essa oportunidade de integrar os sites permitiu ainda maior intercâmbio de informações. 

Segundo o pesquisador Sérgio Ferretti, o site tem muitos acessos e só no ano passado tiveram mais de 10 mil consultas. E pensando em melhorar ainda mais a interatividade do museu afro-digital do Maranhão, algumas novidades estão sendo observadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário