quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Governo anuncia informatização das carteiras de trabalho no Maranhão


Definido o calendário para a operacionalização, confecção e distribuição da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) eletrônica na Grande São Luís.

A CTPS eletrônica foi idealizada pelo Governo Federal e inova ao trazer o documento contendo um código de barras onde é registrado o número do PIS de cada trabalhador, o que permite acessar as diversas informações de sua vida profissional, desde seu primeiro emprego até a sua aposentadoria. A nova carteira tem um custo de confecção (R$ 0,60) mais baixo que a tradicional (R$ 2,40) e procura dificultar fraudes no documento, além de informatizar toda a vida do trabalhador.

No Maranhão, a expedição do documento é de responsabilidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MA), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), que distribui a CTPS, através dos postos do Sine e das unidades do Viva Cidadão, administrado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc).

Antes da implantação definitiva, o novo sistema vai passar por um período de testes que deverá durar pelo menos uma semana. As cidades de Imperatriz e Balsas também estão inclusas na fase de testes.

As equipes dos órgãos envolvidos devem voltar a se reunir no dia 15 de fevereiro para definir a implantação do serviço nos municípios do interior do Estado.

CONFIRA O CALENDÁRIO  DE IMPLANTAÇÃO DA CTPS ELETRÔNICA

Local                                                   Início dos testes       Implantação definitiva
Agência Central Sine São Luís                      30/01                                04/02
Viva Cidadão Praia Grande                          04/02                                14/02
Viva Cidadão João Paulo                             25/02                                 28/02
Viva Cidadão Jaracaty                                 11/03                                 14/03
                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário