terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SES realizará campanha de prevenção de DSTs e Aids no Carnaval


Com o tema “A vida é melhor sem AIDS: proteja-se, use sempre camisinha”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará a campanha educativa para o Carnaval 2013. Este ano, as ações serão realizadas no município de Axixá, de 7 e 9 de fevereiro, semana que antecede a folia momesca.

Tendo como público alvo a população com idade entre 15 e 49 anos, a SES distribuirá, este ano, três milhões de preservativos para as ações locais de prevenção. De acordo com a coordenadora do Departamento de DST/AIDS da SES, Osvaldina Mota, a campanha, no período do Carnaval, reforça a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, desconstruindo o mito de que fazer sexo sem camisinha é melhor.

Ela explica que os demais municípios do Maranhão também receberão os preservativos, embora as ações educativas sejam realizadas apenas em Axixá. “Já providenciamos a escala dos municípios com a quantidade de preservativos definidas de acordo com suas populações e os gestores já podem se dirigir ao almoxarifado central da SES (na Vila Palmeira) para fazerem a retirada destes preservativos”, informou Osvaldina Mota.

Durante os três dias de campanha em Axixá, a SES fará uma programação - com apoio da Prefeitura Municipal e Gerencia Regional - que contempla palestras educativas para grupos específicos; blitz com distribuição de folderes e de camisinhas em locais como bares, postos de combustível e outros; sensibilização do uso da camisinha masculina e feminina (uso correto, demonstração, onde receber preservativos gratuitamente no seu município); visitas aos segmentos mais vulneráveis do município com orientações de práticas sexuais seguras com homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis, gays, caminhoneiros etc.

Dados da SES apontam que, dos 217 municípios do estado, 182 apresentaram pelo menos um caso notificado de AIDS. Em números absolutos, São Luís, Imperatriz, Açailândia, Caxias, Bacabal, Codó, Itapecuru Mirim, Santa Inês, Rosário e Barra do Corda são os que mais têm notificações, concentrando 91,1% do total de casos.

Saiba mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário