segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Marisqueiras da Estiva receberão capacitação em cultivo de ostras

A partir desta segunda (26), até a quarta-feira (28), marisqueiras do bairro Estiva (de São Luís), receberão treinamento sobre cultivo de ostras. A capacitação, realizada em parceria como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), beneficiará, inicialmente, 15 marisqueiras daquela comunidade.

O treinamento ocorrerá na sede da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), que fica localizada na Rua do Norte – Centro.

A carga horária é de 32 horas. As participantes receberão kits contendo sementes e equipamentos para a criação das ostras. De acordo com a procura, a Sepaq também poderá formar outras turmas para capacitar mais interessados na atividade.

O curso, já realizado nos municípios de Paulino Neves e Guimarães, é direcionado principalmente a marisqueiras que trabalham com o extrativo de sururu e sarnambi no Maranhão. As comunidades interessadas podem procurar a Sepaq para solicitar o treinamento.

Segundo Isabela Castro, bióloga e coordenadora de Pesca da Sepaq, durante o curso serão repassadas às marisqueiras informações sobre técnicas de cultivo das ostras, atividade que é uma alternativa de renda para as mulheres da comunidade. No treinamento, as participantes também serão alertadas sobre a importância de preservar o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário