sexta-feira, 26 de abril de 2013

Seduc promove curso de fotografia para deficientes auditivos


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Ensino de Apoio a Pessoa com Surdez (CAS), em parceria com o Instituto de Cooperativa de Funcionários dos Bancos Federados (Cooperforte), realizou na sede do CAS, o lançamento oficial, do projeto "Olhar Surdo Através da Expressão Fotográfica", que tem como objetivo capacitar jovens surdos na linguagem fotográfica, a fim de desenvolver habilidades profissionais e artísticas.

O projeto "Olhar Surdo Através da Expressão Fotográfica" é destinado a capacitar 13 jovens surdos, com idade acima de 18 anos, procedentes de famílias de baixa renda (alguns recebedores de aposentadoria por invalidez pelo INSS), que cursam classes bilíngues (anteriormente classes especiais), e ou jovens atualmente inclusos em classes regulares do ensino fundamental da rede pública Estadual de ensino.

Além de capacitar os alunos o projeto, também, visa à formação de duas professoras para atuarem como monitoras em projetos futuros que envolvam fotografia (concursos e exposições relacionadas à surdez e a pessoa surda).

CAPACITAÇÃO

O curso tem carga horário de 148 horas. Dessas, 108 são de fotografias onde os estudantes surdos terão oportunidade de conhecer a máquina fotográfica, saber como operar, entender sobre luz e reposição, dentre outros.

As outras 40 horas de curso são destinadas ao módulo, Formação de Cidadania que abordará: Educação para Valores (direitos humanos, ética e cidadania); Preparação para o Trabalho (o mundo do trabalho, relação interpessoais, direitos e deveres do trabalho no Brasil, postura profissional e entrevista de emprego) e Formas de Associação (empreendedorismo, cooperativismo e associativismo).

Nesse semestre o Centro de Ensino de Apoio a Pessoa com Surdez está atendendo 220 alunos com os cursos de libras para surdos e ouvintes e auxiliar administrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário